quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Gaiolas

GAIOLAS
Uma das coisas mais importantes na criação de uma ave é o espaço que ela tem disponível. Como criadores de aves silvestres nascidas em cativeiro nós devemos prezar para que nossos Trincas gozem da liberdade que cabe ao pássaro nascido em cativeiro. Os Trincas são aves grandes (maiores que Azulões, Curiós, Coleiros, Bicudos ou Canários) e o espaço que eles necessitam é proporcional ao seu tamanho.
O ideal para todo criador seria ter a sua disposição um viveiro (sonho de qualquer passarinheiro), mas todos sabemos que isso é impossível a alguns. Mas mesmo sem podermos ter viveiros em casa, devemos cuidar para que o Trinca tenha uma gaiola compatível com seu tamanho. É muito comum ver criadores mantendo seus Trincas permanentemente em gaiolas pequenas, como as utilizadas em torneios (ver foto abaixo).
É evidente que os Trincas cabem nestas gaiolas. Por terem um tamanho reduzido, estas gaiolas permitem que o Trinca Ferro tenha bom contato visual com seus oponentes de torneio (o que faz com que seu desempenho seja bom). Mas temos todos de concordar: estas gaiolas estão longe de ser suficientes para que os Trincas se movimentem com liberdade.
Uma boa sugestão é a utilização de gaiolas voadeiras. Não necessariamente voadeiras enormes, mas com algum espaço. Estas voadeiras não são tão grandes quanto os viveiros (e nem tão pequenas quanto as gaiolas de torneio). Existem algumas no mercado com excelente relação custo-benefício, acessíveis aos criadores de todo o Brasil (veja modelo na foto abaixo).
Tão importante quanto o espaço que o Trinca terá é a manutenção dos cuidados com a gaiola. O Trinca Ferro é uma ave grande, que produz bastante sujeira, então a fraqüência da limpeza também deve ser - na maioria das vezes - maior do que a de outros pássaros. Outra questão que interfere na questão da higiene da gaiola do Trinca-Ferro é a sua alimentação. As frutas e os legumes estão sempre presentes nas dietas do Trinca (e produzem mais sujeira do que as sementes que os outros pássaros comem).
No que toca à higiene, recomenda-se gaiolas de metal. Eis a razão: As partes da gaiola de metal (seu fundo e grades) podem ser lavadas facilmente com cândida, desinfetante ou álcool. Isso já é bem mais difícil de fazer com as gaiolas de madeira (pois o processo de secagem principalmente pode ser bem mais chato e demorado). Outro ponto desfavorável da gaiola de madeira é que ela tem uma porosidade natural que pode acumular fungos e bactérias (além de que pode abrigar pequenos parasitas nas frestas). Um terceiro ponto sobre a higiene é que a maioria das gaiolas de metal conta com uma grade de proteção no fundo, que impede que o pássaro tenha contato com as fezes que estão no chão (o que não acontece com as gaiolas de madeira que não contam com este item). Então, no que toca a higiene, as gaiolas de metal são melhores.
Mas há um porém. As gaiolas de metal são mais frias. Em regiões do Brasil em que o frio é muito intenso isso pode fazer uma diferença enorme. As gaiolas de madeira são mais frescas no verão e mais quentinhas no inverno. E também as gaiolas de madeira são mais parecidas com o que o pássaro iria encontrar na natureza (as árvores). Então, no que toca à adaptação, as gaiolas de madeira são melhores.
Vamos falar um pouco mais sobre a higiene da gaiola do Trinca (começando com a limpeza corriqueira). Sobre a troca do papel do fundo da gaiola: há passarinheiros que ficam vários e vários dias sem trocar o fundo de suas gaiolas. Há alguns que têm muitas aves e não conseguem dar a atenção devida a cada uma delas. Um criador deve saber qual o limite de pássaros que ele pode ter para que possa mantê-los de maneira saudável.
Há quem troque o fundo todos os dias. Há quem deixe o fundo por mais tempo. O Trinca Ferro é uma ave grande e a sujeira que ele produz é proporcional ao seu tamanho. Gaiolas com Caboclinhos ou o Bigodinhos podem ficar mais tempo sem ter o fundo trocado, mas não é o caso do Trinca (que deve ter o fundo da gaiola trocado diariamente).
Não se recomenda utilizar jornal no fundo da gaiola, pois o mesmo contém chumbo (que é nocivo aos seres vivos). Procure utilizar outros tipos de papel.
Um item é fundamental na higiene da gaiola: a água de beber. A água do bebedouro deve ser trocada diariamente. Por mais que o criador não encontre sujeiras a olho nu; o bebedouro abriga bactérias que podem prejudicar a saúde da ave. Passarinheiro esperto troca a água todos os dias. Também há Trincas que gostam de molhar sua comida na água antes de engoli-la. Isso acontece principalmente com rações extrusadas (e em épocas de muda de bico). Isso faz com que a água de beber fique realmente muito suja (precisando de troca diária).
Além de cuidar da água, o criador deve ter atenção especial com os comedouros e cochos. Acidentes acontecem e é bastante comum encontrar fezes do passarinho no comedouro. O passarinheiro deve observar diariamente o cocho e verificar se o passarinho fez alguma sujeira ali. A remoção da sujeira deve ser imediata.
De tempos em tempos é necessário fazer uma limpeza em toda a gaiola. Limpar poleiros, comedouros, bebedouros e as grades da malha. Para fazer esta limpeza é necessário passar a ave para uma outra gaiola.
Para fazer esta higienização, utilize um pano limpo e um produto de limpeza (que pode ser desinfetante diluído em água ou álcool). Você pode usar uma escova de dentes ou um cotonete para limpar as frestas que o pano não alcança. Esfregue bem as partes e deixe-as secando ao sol. Faça a mesma coisa com o bebedouro e os cochos. De vez em quando é aconselhável jogar SBP (inseticida) nas frestas da gaiola; pois há pequenos parasitas (principalmente piolhos) que se escondem justamente ali.
Atenção: Nunca faça esta limpeza enquanto os pássaros estiverem dentro da gaiola; pois a movimentação pode ser bastante traumática para a ave. Tenha sempre uma segunda gaiola (de reserva) para colocar o Trinca enquanto você faz a higiene da primeira.
Pássaros precisam ficar em lugares iluminados e ventilados. O ideal é que eles estejam em um lugar que receba a luz do dia; luz natural. Mas cuidado: pássaros não podem ficar tomando luz direta do sol por muito tempo. Um pouco de sol é bom, mas os Trincas também precisam de sombra e descanso. O sol da manhã é o mais recomendável.
Também há de se ter um cuidado especial com as correntes de vento. Os pássaros devem ficar em lugares ventilados, mas sem entrar diretamente em contato com as correntes de ar. As rajadas podem resfriar as aves, de maneira que elas venham a adoecer.
Quanto ao contato com as pessoas, há de se observar o seguinte: quando um pássaro fica em um lugar movimentado, é certo que ele se tornará uma ave sociável. Quanto mais isolado ele permanecer, mais chances existem de ele se tornar um pássaro assustado; arisco.
Quanto ao repouso, o criador deve ter muita atenção. Se a ave passar a noite em lugares com muita circulação de pessoas (como a cozinha ou a sala) certamente terá seu repouso comprometido (e ficará mais fraco; sucetível a doenças e males).
Outra preocupação que o pasarinheiro deve ter é de não deixar os pássaros em lugares onde eles corram riscos de vida. Há lugares em que o Trinca Ferro estará à mercê de gatos e gaviões. Muita atenção com onde você deixa sua ave pendurada! Manter o pássaro em um lugar seguro é uma obrigação do criador !

Nenhum comentário:

Postar um comentário